Segundo o dermatologista Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, as manchas são alterações na cor da pele por um aumento da pigmentação, principalmente a melanina, que dá cor à pele, e sua produção é estimulada pelo sol. Como é uma característica que surge após danos cumulativos de exposição solar, essa alteração envelhece o rosto, principalmente quando não é tratada de forma efetiva.
“O principal fator causal é a exposição solar ultravioleta do sol, mas também pode ser por lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Ou pode ser por doenças genéticas que sensibilizam muito a pele a qualquer tipo de luz. Existem fatores hormonais e o uso de alguns medicamentos que também predispõem as manchas. A genética também tem um peso importante, já que por conta da expressão de alguns genes, algumas pessoas podem ser mais propensas a terem problemas de pele, e também poderão ser mais sensíveis às manchas de sol”.
De acordo com o geneticista Marcelo Sady, a boa notícia é que o seu estilo de vida afeta a expressão dos seus genes, e as mudanças certas nos seus hábitos podem reduzir drasticamente problemas com sua pele. “O principal tratamento para manchas é o laser Vektra QS, capaz de tirar manchas em uma sessão por atuar nas células produtoras de melanina. A radiofrequência microagulhada Eletroderme também é boa para mancha de melasma, uma doença genética, que é aquela mancha que dá no rosto e costuma ter relação com uso de hormônios e gravidez”.