blog/novidades

Você já se arrependeu de alguma tatuagem? Deseja removê-la? Conheça o laser Pico Ultra 300, uma tecnologia de picossegundos.

Remoção de tatuagem: te contamos como funciona e quanto custa

Entrevistamos o dermatologista Abdo Salomão, que tira todas as dúvidas em relação ao procedimento de remoção de tatuagem

Você já se arrependeu de alguma tatuagem? Para algumas pessoas, a solução desse problema pode ser, simplesmente, fazer outra por cima e seguir o baile. Mas para outras, tatuar por cima pode significar um novo arrependimento mais para frente, e, nesse caso, é interessante buscar o procedimento de remoção.
De acordo com o dermatologista Abdo Salomão, doutor em Dermatologia pela USP e sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o procedimento é feito através da aplicação de um laser que varia de R$ 1.500 e R$ 1.800 por sessão. Trata-se do laser Pico Ultra 300, uma tecnologia de picossegundos, ultrarrápida e eficaz.

“Ao entrar em contato com o pigmento, o laser fragmenta essa cor em pedaços muito pequenos, fazendo com ele seja facilmente eliminado. O alvo do laser é apenas o pigmento, então o procedimento é mais suave e não tem downtime (tempo de recuperação), sendo que o paciente pode voltar imediatamente às atividades normais após a sessão”, explica. “Com a duração de pulso ultracurto, a dor é menor durante o tratamento e a recuperação é bem mais rápida. Até mesmo tatuagens pré-tratadas e de difícil remoção podem ser eliminadas”, conta.

Foto: @wildlovetattoo

Temos uma notícia não tão boa: o procedimento é dolorido. Porém, é aplicada uma anestesia injetável que torna a sessão mais confortável para o paciente: “o bom disso tudo é que a tatuagem sai completamente. Tatuagens mais coloridas e maiores precisam de mais sessões”. No geral, os protocolos podem ser feitos de seis a 10 sessões, com intervalos mensais, mas é importante pontuar que existem diversas variáveis, desde a natureza da tinta, a sua quantidade, o tipo de pele, as camadas da tatuagem (se for uma cobertura de uma anterior), cicatrizes pré-existentes, até sua profundidade. De acordo com o expert, a duração de uma sessão pode variar de 10 a 20 minutos, e logo no início já é possível notar o desenho clareando.
Você também deve se perguntar se o procedimento de remoção de tatuagem deixa vertígios na área; a resposta é não. “É muito incomum que o paciente fique com uma cicatriz na região, a menos que ela já existisse antes da tatuagem”, explica. Nesse caso, lasers como o Erbium:Yag são indicados para melhorar a cicatriz pré-existente.

Sobre os cuidados pré e pós sessão, o dermatologista alerta: sobre a exposição solar, que deve ser evitada, e os cuidados na área tratada, evitando lesões. “Após o procedimento de remoção da tatuagem, aplicamos uma espessa camada de pomada cicatrizante na área tratada e o paciente deve seguir algumas recomendações, como: evitar saunas, piscina e banheiras; após 48 horas, a área pode ser molhada mas não deve ser esfregada; e recomendamos sabonete neutro”. Ah, e a atenção deve ser redobrada antes de desfilar a pele lisa por aí: “A preocupação mais importante é não expor a área ao sol e após a cicatrização, que é algo muito individual, usar sempre fotoprotetor na região, para não manchar. De qualquer maneira, é importante enfatizar que esse é um procedimento dermatológico, então procure sempre um médico para realizá-lo.”

Compartilhe:

Veja o que separamos para você!

Beleza renovada em 2024! Aposte nesses 10 procedimentos para um rosto radiante
03jan

Beleza renovada em 2024! Aposte nesses 10 procedimentos para um rosto radiante

Adotar uma rotina skincare, manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, ter boas noites de sono e evitar o tabagismo e o consumo de álcool são algumas promessas que você pode fazer na virada do ano para conquistar uma pele …

10 tratamentos de beleza que vão bombar em 2024
29dez

10 tratamentos de beleza que vão bombar em 2024

Se você está atento ao mundo dos procedimentos estéticos, sabe que a cada hora surge uma novidade. Mas, somente o que é realmente bom se solidifica. Por isso, consultamos diversos especialistas para saber quais são os grandes tratamentos para o próximo ano. Da melhora da saúde …

Celulite: novas técnicas agem agora em diferentes camadas
24nov

Celulite: novas técnicas agem agora em diferentes camadas

As tecnologias médicas para o tratamento estético da celulite existem há algumas décadas, mas somente nos últimos anos os consultórios dermatológicos puderam agir em todas as camadas, tratando a superfície, a camada de gordura e o músculo.